Trending

RESENHA | DONBROTHERS VS ZENKAIGER

"Sim, faltou um toque a mais no Kashiwa mochi do crossover de Donbrothers VS Zenkaiger – e está na hora de falarmos um pouco sobre o que foi essa "Donbratopia"
O filme roteirizado por Toshiki Inoue e Junko Komura e dirigido por Katsuya Watanabe, que promoveu o encontro entre  Avataro Sentai Donbrothers (2022) e Kikai Sentai Zenkaiger (2021), parece não ter entregue o verdadeiro Kashiwa mochi para os fãs infantis dessas respectivas séries.

Kashiwa mochi nada mais é do que um doce tradicional servido durante as comemorações do "Tango no sekku"  (Dia das Crianças), que é comemorado dia 5 de Maio no Japão. A estréia do crossover entre os super esquadrões se deu  no último dia 3 de Maio durante o também tradicional feriado japonês do Dia do Memorial da Constituição ou Golden Week como é conhecido por lá. 
Mesmo não sendo tão envolvente Avataro Sentai Donbrothers VS Kikai Sentai Zenkaiger não deixou a desejar na questão da diversão. Pelo contrário, foi muito divertido, pois ambas as equipes tem características cômicas. Além de terem atores e personagens bastante carismáticos. 
Mas faltou a folha de Kashiwa para envolver o doce do filme como um todo. Por mais que nostálgico que seja poder rever as duas últimas equipes, a homenagem aos 40 anos de Daynaman, foi fácil identificar muitas pontas soltas ao longo da trama igual vimos na série e que não trouxeram respostas que muitos esperavam. Ficou a impressão de que por algum motivo Inoue e Komura não quiseram de fato fazer a mistura entre as equipes.
Diferente do filme envolvendo Zenkaiger VS Kiramager, onde aparentemente, muitas pessoas depois de assistir no cinema gostaram tanto que decidiram ir para uma  churrascaria Yakiniku, dava gosto de assistir por possuir roteiro muito mais trabalhado.
Já em Donbrothers VS Zenkaiger, ficou a impressão de que todos estavam se divertindo mais com a parte Zenkaiger do filme. O ponto negativo de Donbrothers VS Zenkaiger foi as decisões envolvendo Jiro, Murasame, Sonoi e Kaito. Talvez essas tomadas de decisões tornaram a parte Donbrothers muito confusa. Tanto Zenkaiger quanto os Don Brothers também têm uma forte individualidade, então isso atrapalhou a coisa toda nos três atos. Há uma diferença surpreendente no clima e na atmosfera entre Zenkaiger e os Don Brothers e, no final, as duas obras de repente se fundem com essa atmosfera, então termina sem uma boa mistura. O encontro alucinante que os fãs imaginaram não aconteceu, ficando apenas uma sensação de vazio de que não foi verdadeiramente trabalhada. Se avaliada individualmente, daria nota 5 a parte Zenkaiger e 4 para a parte Don Brothers.
Mas o enigma que ficou sem resposta (e vai ficar) é o papel de Kita Komagine como Kaito Goshikida nas duas séries Super Sentai e no filme. Na verdade, teve pouco ou nenhuma solução dos roteiristas Toshiki Inoue e Junko Komura para dar um sentido à perguntas como: por que Kaito está no mundo Donbrothers? Em que momento ele deve ter pulado mundos?  Qual é a conexão dele com o Clã Don?
Agora um pequeno spoiler: em Donbrothers VS Zenkaiger os dois "Kaito" finalmente se encontram e quando perguntado ao Kaito de Donbrothers quem ele  realmente é, o mesmo responde  que é o "Verdadeiro Herói".
Dando a entender que teoricamente o mistério do "Verdadeiro Herói" nos líderes sentais da era Reiwa pode permanecer até o cinquentenário da franquia. 
Avataro Sentai Donbrothers VS Zenkaiger segue uma fórmula simples (mas eficaz) de “diversão primeiro, enredo depois”. Não há problema com essa fórmula e, de fato, acho que é uma em que ambas realmente se destacaram. Mas o problema vem com a entrega do enredo. Senti falta do Don Murasame e  Sonoi juntos nas batalhas finais de forma mais fixa. Sonoi tem pouco tempo de tela na parte Donbrothers do filme. Ele aparece rapidamente transformado em parte da batalha final e deixa um ar de mistério no final do filme.
Quando você assistir vai entender que assim como a folha de carvalho usada em Kashiwa mochi não pode ser comida, parte do roteiro infelizmente não pode ser ingerida por muitas pessoas nesse crossover. 
A ideia de prosperidade entre os descendentes foi mantida no filme e só  resta esperar que no crossover de Ohsama Sentai King Ogher VS Donbrothers possamos ver ou não o desenrolar do  mistério do "Verdadeiro Herói" sendo elucidado com coesão. 
Com certeza depois de você ter assistido Avataro Sentai Donbrothers VS Zenkaiger vai querer experimentar um Kashiwa mochi mas ficarão desejosos pela falta de um toque a mais no filme. Um toque digno de um autêntico e completo Kashiwa mochi.
#CURTATOKUFORCE O Tokusatsu está no coração da gente!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem