Trending

ESPECIAL TOKUFORCE: JASPION 35 ANOS

 "SE VOCÊ NÃO SABE O QUE É ESPADIUM LASER E GIGANTE GUERRERO, DAILEON, NÃO FALE COMIGO!"
Essa frase estampou uma artigo na página do Diário do Pará,  sobre a volta dos tokusatsu nas telinhas brasileiras pela BAND. Ao fazer a leitura do artigo e da chamada, veio o  sentimento no coração como por exemplo: "- Eu vivi 38 anos pra voltar a ver isso na Tv aberta novamente? Que máximo!" 
É impossível não cantar uma das músicas mais icônicas do seriado como: Come on Boy Tsurai toki Hodo/ Come on Boy Waraou ze/ Sousa Yuuki ga Sugu modoru…” – Se você era criança entre os anos 1980 e 1990 deve  lembrar desses versos que davam início aos episódios de Jaspion, seriado exibido por aqui entre 1988 e 1997 na TV aberta. Creio que seja a mesma realidade da maioria dos amigos Tokufãs afinal, quem diria.. O Fantástico Jaspion completaria 34 anos no Japão e 35 no Brasil em 2020. Vejo com muita alegria mas, ao mesmo tempo um desafio para a nova geração que outrora pregava que nunca mais veríamos os tokusatsu clássicos sendo exibidas na TV brasileira novamente.Confira aqui no Blog Tokuforce ,este especial sobre o Herói Japonês mais amado do Brasil, o Fantástico Jaspion. Então querido leitor, tome seu assento aí no Daileon e vamos viajar no mundo de Jaspion, boa leitura galera Tokufã!
       O INÍCIO NA REDE MANCHETE 

A Manchete entrou na casa dos brasileiros em um domingo de junho de 1983. Neste dia, foi ao ar uma contagem regressiva  e na sequência um discurso de Adolpho Bloch. Com um pacote gráfico bem futurista e inovador, a Manchete prometia revolucionar a televisão brasileira.  Produções japonesas como Jaspion  e  Changeman se tornaram uma verdadeira febre entre o público infantil e marcaram uma geração.  Essas séries Aliadas com a teledramaturgia do canal incomodou bastante a concorrência, até mesmo a gigantesca Globo, durante a exibição das novelas Pantanal e Xica da Silva. Contudo, o canal não conseguiu superar a grave crise que afetou o Grupo Bloch, dono da concessão e encerrou suas atividades em Maio de 1999, cedendo seu espaço para a Rede TV.
        A HISTÓRIA DO PERSONAGEM

“O Fantástico Jaspion” é a quarta série do subgênero dos Tokusatsus chamado “Metal Hero”, que são aqueles heróis que lutam contra monstros espaciais protegidos por armaduras metálicas cheias de truques. 
Antes de sua estreia no Japão outras três séries com detetives policiais intergalácticos já existiam: Gyabam (Gavan), Sharivan e Shaider. Como as histórias deles já estavam meio batidas, a Toei Company, detentora dos direitos das séries, optou por criar uma história um pouco diferente e moderna. Assim surgiu o Juspion. 
A sinopse da série começa da seguinte forma: Viajando pelo universo numa nave, o casal de pesquisadores espaciais Kéli e Ana, traziam consigo seu filho recém-nascido de nome Jaspion. Devido a um terrível acidente, a espaçonave cai num planeta, matando o casal que deixa seu pequeno filho órfão. Felizmente o planeta era a morada de um velho e poderoso sábio chamado Edin, que recolhe o pequeno sobrevivente e o adota criando-o com muito amor e dedicação. O velho Edin era um sobrevivente de uma raça de sábios que havia sido dizimada, pois seu planeta natal havia se chocado com um cometa. Alguns anos mais tarde, Edin toma conhecimento que vários planetas da Via Láctea estavam sendo devastados e que suas civilizações eram destruídas impiedosamente. O responsável por isto era o lendário demônio SATAN GOS, um ser gigante que vestia uma espécie de armadura negra.
Satan Gos além de ser o resultado da união das energias negativas do universo, estava também num processo de mutação que o transformaria num terrível monstro de poderes assustadores. Além de ser profeta, Edin possuía conhecimentos elevados em ciências e tecnologia, o que possibilitou o desenvolvimento de um projeto para deter a ameaça de Satan Gos na via láctea. Baseando-se em trechos da bibilia galáctica, um livro de profecias do universo que já previa o surgimento do demônio, Edin treina seu valente aprendiz Jaspion, que recebe todos os conhecimentos necessários para defender a paz em todos os planetas da via láctea.
 Chegando ao Planeta Terra, Jaspion tem a grande missão de destruir as forças negativas de Satan Goss. Este tem por missão construir o reino dos monstros na Terra, acabando com toda a civilização humana. Para isso, Satan Goss traz diversos aliados do universo para derrubar o seu maior obstáculo: Jaspion e o seu companheiro, o Gigante Guerreiro Daileon.
           OS DUELOS MARCANTES 
Jaspion possui cenas excelentes de lutas que são inesquecíveis, porém fiz um pequeno resumo de cada uma delas, veja: 
A saga do carismático Monstro Namaguiderás – Criatura que adotou o menino Koko e que sofre um acidente, precisando urgentemente da fruta da vida para sobrevivier;
A morte e a ressuscitação de Macgaren – O vilão é mutilado por Jaspion, morrendo em seguida. Para ressuscitá-lo, a Bruxa Kilza surge uma cena bizarra e assustadora em que partes do corpo dele surgem de dentro da armadura. Depois Macgaren volta mais poderoso e com outro visual, mais assustador. Sério. É super tenso;
A morte de Kilza e o Berebecan Catabanda – A Bruxa tinha um mantra peculiar sempre que fazia suas magias: O famoso “Berebecan Catabanda”. Numa batalha final com Jaspion, ela ameaça uma criança em busca do rastro do pássaro dourado. Jaspion a mata com seu “Cosmic Laser” numa cena épica;
A morte do Profeta Edin – Numa batalha final com o Satan Goos, Edin não resiste e morre nos braços de Jaspion. Muita emoção nos episódios derradeiros;
A Transformação de Satan Goos – O todo-poderoso do mal já era assustador em sua versão Darth Vader. Imagine depois que ele mostra sua face real: a de um monstro assustador com garras na boca. Considero o  desfecho de Jaspion digno das grandes novelas do Brasil.
     CIRCO SHOW, MUSICA, TOYS E HQ's
Segundo a memória de vários fãs de tokusatsu, esse evento era único na época e um circo diferente, pois trazia os heróis da TV diretamente ao vivo para o público e era apresentado nos finais de semana além dos feriados. O show dividia-se em duas apresentações: Um com Changeman que enfrentavam Giluke e seus capangas, sendo seguido por um intervalo de 15 minutos, onde eram sorteados brinquedos de Jaspion de Changeman. E por fim,a segunda atração era o show do Jaspion. Anos mais tarde, o Circo Show se tornaria o Tokyo Space, este por sua vez, trazia os Flashman e Cybercops como cartão de visita.
A trilha sonora também foi um capítulo a parte. A canção “Chou Wakusei Sentou Bokan Daileon” (Tema do Daileon) é uma das mais lembradas. Aproveitando o embalo, a Top Tape chamou músicos para fazerem uma versão brasileira das canções tocadas na série. O LP foi lançado e muito vendido. Com certeza você tem um na sua prateleira não é amigo Tokufã?
Acima, vemos a evolução dos bonecos relacionados ao heroi através do tempo: Glasslite, Focus, Abedesign, Medicon RAH, e Sh figuarts.  
Ao lado de Changeman, Jaspion teve uma infinidade de produtos, se você teve alguma roupa, máscara dessa época parabéns, você teve uma infância feliz!
Nos quadrinhos não foi diferente Jaspion teve revistas com traços baseados nos comics americanos, assim como fotonovelas, álbum de figurinhas e chicletes fazendo a criançada pirar.
O FILME E O MANGÁ BRASILEIRO DO JASPION 

   Em 2019, foi anunciado pela Sato Company a produção de um longa-metragem do herói da metaltex rodado no Brasil  para celebrar os 30 anos  do personagem no país. Este filme será estrelado por atores brasileiros, porém às informações sobre a sinopse da história não foram divulgadas, todos estamos anciscos por esse filme tão esperado.
Uma das últimas notícias sobre o mangá , Michel Borges e a equipe da JBC para promoveram recentemente um  bate papo sobre o "O Regresso de Jaspion" na loja Comic Boom! Que foi o segundo encontro comemorativo dos 25 anos de JBC e 5 anos de Comic Boom! e, desta vez, os convidados foram Marcelo Del Greco e Edi Carlos Rodrigues, gerentes de conteúdo e de marketing da Editora JBC, que  falaram sobre as etapas de produção do mangá O Regresso de Jaspion, a criação do selo JBStudios e  mostraram alguns detalhes do que já está pronto até o momento.

Aos participantes que estiverem presentes no evento, houve  sorteio de prêmios e distribuição de brindes. Só que mais uma vez a estreia do mangá nas bancas de jornais foi adiada para Maio desse Ano.

JASPION NO PLAY PLUS E A VOLTA NA BAND
O prestígio da série japonesa dos anos 80, "Jaspion" ou "O Fantástico Jaspion", fez parte do catálogo do PlayPlus, canal de streaming da RecordTV ano passado (2019). Mas não teve o sucesso esperado.
(Jaspion no Play Plus)
Já na BAND a realidade foi outra e SIM, podemos dizer literalmente que o tokusatsu está de volta para TV brasileira. 
A Rede Bandeirantes deu uma boa notícia esse mês de Março de 2020 a nós fãs dos seriados japoneses: após três décadas, a emissora voltou a exibir os programas de grande sucesso, na década de 80, entre eles, Jaspion e Changeman, nas manhãs de domingo na sessão mundo Animado. A imagem exibida pela band apresentou ser da maior qualidade comparado com o que temos disponíveis no mercado. A emissora adotou um padrão usado em outras séries( não japonesas), dando crédito aos dubladores ao final de cada episódio. Ela cortou os eyecatches sem prejudicar a série, assim como no final de cada episódio e do encerramento. E o resultado disso tudo fica por conta da audiência da BAND que dobrou durante a exibição e Jaspion liderou os trending topics no Twitter.  Recentemente recebemos a informação de que a Bandeirantes ampliará seu programa com mais séries tokusatsu. Mais uma vez Jaspion abrindo as portas para outras séries.
( Anúncio que circula na internet sobre a Tv Bandeirantes)
RICARDO CRUZ E AKIRA KUSHIDA 
Os fãs de tokusatsu foram agraciados com a publicação no YouTube do tributo aos 30 anos de Jaspion com Ricardo Cruz e Akira Kushida cantando vários sucessos do Jaspion emocionando os Tokufãs. 
NOTA DO TOKUFORCE
Há mais de 30 anos via Jaspion na TV Manchete que na época era transmitida por aqui pela RBA TV.  Depois de anos a RBA junto com a Tv Bandeirantes  voltaram a exibir juntas o nosso eterno Jaspion. É nostálgico depois de tanto tempo ver as chamadas de propaganda das séries passando na TV, nos intervalos de cada programação.  Torço muito para que os fãs apoiem esse retorno a TV brasileira deixando um pouco de lado o YouTube ou sua coleção em suas prateleiras, para prestigiar os episódios a cada semana na televisão.  Nós esperamos muito por esse momento e quem sabe isso não pode abrir portas para que outras séries (inéditas) possam ser transmitidas na TV aberta. Então meus amigos Tokufãs a hora é agora! Apoie.

AGRADECIMENTOS 
Gostaria de agradecer ao amigo Herbert Trindade Bianchi por colaborar com algumas fotos, ao Rodrigo Coelho pelos Scans e ao Blog Mundotoku. 
E esse foi o nosso Especial  Tokuforce sobre o Fantástico Jaspion, gostou? Deixe um comentário e compartilhe esse post em suas redes sociais.

2 Comentários

  1. Ótima matéria camarada. Quando minha infância foi embora , achei que nunca mais veria o Jaspion. Meu querido herói foi se tornando somente uma lembrança da melhor época da minha vida. Mas quando tive o primeiro contato com a internet (2005) advinha o que eu pesquisei....
    Sim ele estava lá! Baixei os capituLos e desde então assisto quase todo dia!
    Contudo, assistir na TV tem outro sabor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela força parceiro!
      Te convido a se unir com o Tokuforce para apoiar o tokusatsu nesse novo momento na TV brasileira.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem