Trending

Papo de Tokufã com Sarah Camargo


Olá galera tokufã, eu sou Maycon D'Paula mais, conhecido como Kayzou M.D e tenho um blog, o qual é o Tokureply, hoje eu estou estreiando como colunista aqui no Blog Tokuforce e para começar, trago aqui uma entrevista que eu fiz com a Sarah Camargo que é uma das tokufãs que está ganhando bastante espaço dentro da tokunet brasileira, então venha comigo e vamos para essa incrível entrevistas.

Como e quando você conheceu o gênero tokusatsu?

Isso foi algo bem interessante.  Eu vivo no mundo otaku desde os 14 anos ((hoje eu tenho 27 anos) e seja como consumidora ou agregadora de conteúdo, sempre tive conhecimento da existência do gênero Tokusatsu, só que nunca dei atenção. Sempre fui mais para o lado de animes, anisongs, J-Rock, mangás e novels.  Tanto que nomes como Kamen Rider e Ultraman eram nomes levemente familiares devido ao conhecimento prévio da cultura japonesa.  Só que as coisas mudaram em 2015, quando um dos meus melhores amigos, Lucas me chamou para assistir Kamen Rider Gaim. Lembro que fiquei enrolando ele por uma semana até que começamos a assistir. Ver Gaim foi uma experiência inédita onde enquanto eu ria de muitas coisas (é algo para crianças no final de tudo), também me diverti e chorei. Kamen Rider me acertou de forma que nem eu e muito menos o Lucas tinha imaginado. Essa época foi uma fase bem delicada e sensível da minha vida e Kamen Rider me acertou e me abraçou de uma forma que nem eu e nem o Lucas esperávamos que iria acontecer. A partir daí, nós vimos mais séries Kamen Rider e eu comecei a ir por conta própria também. Agora estou aqui totalmente submersa nesse universo. (risos)   

Além de você, tem algum parente ou amigo perto de onde você mora, que gosta de tokusatsu?

Quando comecei a demostrar que gostava, descobri muitos amigos que gostavam, até fiquei surpresa. Agora que moram aqui, são bem poucos e focados em alguma franquia ou série especifica. Como Kamen Rider, Kamen Rider Black e franquia Power Rangers. Minha mais atual descoberta foi meu pai. Desde que comecei a ver Kamen Rider e colecionar. Ele brincava chamando eles de " as formigas da Sarah", só que um dia ele me viu  assistindo Ultraman Z e bem.. ele logo começou a falar do Dan Moroboshi/Ultraseven. Eu fiquei surpresa e feliz com isso.

Você possui algum tipo de coleção sobre tokusatsu? 

Sim, tenho. Duas coleções pra ser exata, a de action figures da linha S.H.Figuarts e alguns cintos da linha DX. no caso dos figures, eu tenho em todos os protagonistas de Kamen Rider em sua forma base, desde de Ichigo até o mais atual, Saber. Confesso que algumas vezes já fugi desse foco e comprei riders secundários e terciários que se tornaram meus preferidos, como Woz e Kaixa. Só  que recentemente dei mais uma fugida e adquiri o Ultraman Z Alpha Edge na pré-venda e Shadow SPD (Dekamanster) da linha Lighting Collection. 


Agora na coleção DX, até o momento só tenho os cintos dos riders que pretendo fazer cosplay civil. Só que eu estou tentada em fazer cosplay do Haruki (Ultraman Z), por isso estou planejando do Z Rise futuramente.


Falando em coleções de tokusatsu, sabemos que você trabalha com importações de action-figures, fale um pouco do seu trabalho?

Claro. Eu trabalho na ShopTudo100, vou para dois anos trabalhando com importações. Não somente de action figures, mas qualquer item tokusatsu, otaku, gamer e afins. O céu é o limite para o sonho do cliente. Trabalho com vendas a pronta entrega e importações de domingo a domingo e trabalho somente no facebook, devido a proximidade e transparência que a plataforma fornece com o cliente, isso é algo que prezo muito.


Você já foi para algum evento sobre tokusatsu? Se sim quais?

Infelizmente não. Aqui onde moro (Goiânia) o fandom tokusatsu é bem pequeno e como falei antes, alinhado especificamente com alguma série. As vezes acho que sou uma das poucas engajadas no fandom por aqui. E a chance que tive de ir, mas perdi foi por motivos de não conseguir minha folgar do trabalho (risos), seria o Alma Tokusatsu que um dos dois dias foi no dia do meu aniversário, 26 de outubro. Planejava esse ano em ir, mas bem, pandemia do COVID-19 aconteceu (risos).


Você já conheceu algum ator ou atriz de tokusatsu? Se ainda não, quais você gostaria de conhecer?

Não tive esse prazer. Mas gostaria muito de conhecer o Masahiro Inoue (Decade), Keisuke Watanabe (Woz), Kohei Murakami (Kaixa) e o grandioso Hiroshi Fujioka (Ichigo).


Você já conheceu o Japão? Se ainda não você gostaria de ir pra qual lugar do país?

Também é outro sonho que eu quero realizar um dia. Bem, seriam vários lugares, não consigo escolher um, Akihabara que é o sonho de todo otaku para compras, museu dedicado a Masami Kurumada, não somente Saint Seiya, mas sou apaixonada por todas as obras do autor. Museu do Tokusatsu e os teatros japoneses. Eu amo os musicais japoneses, principalmente as da Takarazuka Revue desde meus 15/16 anos, então é sonho ver uma peça ao vivo.


Sobre a atual fase da franquia Ultraman, o que você acha sobre?

Meu caso com Ultraman é no mínimo engraçado. Por ser mais fã de Kamen Rider, eu não tinha interesse nem em Ultraman e nem em Super Sentai. Um amigo meu, Caio (que inclusive faz parte da NewZect Fansub) sempre me indicou ver algo de Ultraman e bem, eu sempre evitava. Só que aí a Tsuburaya começou a lançar Ultraman Z e decidi dar uma chance... e cá estamos querendo até fazer cosplay. (risos) Pois bem, não conheço muito de Ultraman, sei o básico para não me perder. Mas opinando me retendo somente a Ultraman Z, é uma fase de inovação, onde posso definir na fase "respeite o passado e abrace o futuro". Ultraman Z me pegou muito onde possivelmente Kamen Rider me pegou, é algo para crianças sim, mas um pé no chão sem muitos exageros. Pegando pelo que já vi falarem e até mesmo pela reação do meu pai que viu um episódio de Ultraman Z comigo e se interessou em ver a série toda, é uma franquia que se reinventa sempre, mas sem se perder e ainda mantém fãs mais velhos interessados.


Muitas coisas aconteceram dentro da franquia Power Rangers nos últimos anos, com os 27 anos da franquia se aproximando, o que você espera da franquia?

Lembra que falei no início sobre conhecer tokusatsu mais pelo fator conhecimento de cultura que o gênero propriamente dito? Pois bem, já Power Rangers fez parte da minha infância, Força Animal e SPD eram meus favoritos. Eu sou inclusive da parcela que considera PR como Tokusatsu sim.

Mas voltando, fora Força Animal e SPD, os demais PRs que foram saindo não me prenderam tanto, tanto que depois de certo tempo nunca mais vi nenhum. Só que ao entrar no fandom tokusatsu, voltei a me atualizar de muita coisa. Entre elas que agora sairá o Dino Fury usando o designer de Ryusoulger e que possivelmente será a última série vinculada a um Super Sentai. PR nesse momento me aponta um alto grau de querer se reinventar, se inovar e se desprender. É uma boa idéia ao meu ver  E até onde já li sobre e vi, diferente de Super Sentai que vive em uma eterna montanha russa, a franquia PR se mantém estável e rentável, tanto que o anúncio da linha Lightning Collection foi um BUM para todos, até mesmo para os fãs de Sentai. Espero no momento coisas bem novas e curiosidade também com o que está por vir. Como falei, não acompanho a franquia PR, então abordar sem começar a falar da linha Lightning Collection é complicado para mim. Meu apego nostálgico se estabelece em Força Animal e SPD. (risos)


Sabemos que você gosta bastante de Kamen Rider Decade, Conte-nos porque? 

Kamen Rider Decade é um caso de amor e ódio para mim. (risos) Decade foi a terceira série rider que vi junto com o Lucas e desde sempre ele me falava que a série era ruim e problemática. Mas decidimos ver. Realmente, Decade no mais leve dos elogios é problemático e bagunçado, tinha tudo para ser bom, mas a TOEI se perdeu e virou uma grande bagunça (que no final foi aparentemente resolvida em ZI-O). Mas nisso ai, ninguém imaginava que eu sairia de Decade adorando o Tsukasa e querendo fazer cosplay dele. E no final graças ao filme Yellow de Den-O e Kamen Rider ZI-O, também estou com cosplay de Daiki para fazer. É o que costumo falar, Decade não é minha série favorita, mas os personagens Tsukasa e Daiki são. É tipo Kamen Rider ZI-O, não sou muito fã da série, mas amo de paixão o Woz.

Agora, sobre realmente minha série favorita, ela é Kamen Rider Faiz. Para mim, ela é uma das séries rider com mais pé no chão em tratamento de realidade. A maldade humana, o pré conceito sobre os Orphnochs, a hipocrisia e desespero do Kusaka, e a busca de um sonho/objetivo do Takumi e sua dualidade de existência. É uma série que me surpreendeu em muitos aspectos, além de também ter um dos melhores filmes da franquia que já vi.


O que você achou de Kamen Rider Zero One e qual a sua expectativa sobre a estreia de Kamen Rider Saber? 

Zero-One me surpreendeu muito positivamente. Por já ter visto algumas séries muito ruins e outras muito boas de Kamen Rider, eu aprendi a ter uma expectativa baixa para também não sair frustrada. E Zero-One foi um show de surpresas, confesso que o Arco ZAIA foi bem chato de acompanhar e ainda teve as quatro semanas de retrospectiva por conta da pandemia (TOEI tinha sido fechada para limpeza nesse período). Hoje que estou dando essa entrevista vai sair o último episódio e estou bem ansiosa para o desfecho.

Sobre Kamen Rider Saber, assim como com Zero-One, estou mantendo uma expectativa baixa. E confesso que ela ficou bem mais baixa quando anunciaram o roteirista de Kamen Rider Ghost envolvido. (risos) Torço para a série ser muito boa, pois ela vai pegar a responsabilidade de Zero-One entregar algo alto índice de aceitação e vendas. É quase como o que ocorreu com Ghost, uma idéia ótima, mas mal executada e que veio logo depois de Drive que foi muito bom. Saber em premissa lembra Ghost, uma ideia muito boa, um universo rico, mas a execução que preocupa.


No dia 25 desse mês, a NewPOP Editora  postou em sua conta oficial no Twitter, sobre a atual fase dos tokusatsu na TV aberta, fato que a postagem dizia que eles não ficaria de fora dessa nova onda  de tokusatsu pelo Brasil e vários fãs indicaram vários títulos de mangá de tokusatsu, o que você achou sobre isso?

Eu achei esse tweet da NewPOP magnífico. Como falei antes, eu sou muito voltada a mangás e animes, e uma das editoras que sempre admirei a coragem para lançamentos foi a NewPOP. A edição de Great Teacher Onizuka a nível japonês, com capa removível, os lançamentos dos gêneros YAOI e YURI, o pontapé nas light novels e recentemente lançamento do famoso manwha Solo Leveling. Esse tweet dela me deixou feliz, pois é algo fora da margem comum das editoras de mangás e o normal da NewPOP, pois ela sempre vai contra a corrente. Por gosto, torço muito para ser o Kamen Rider original de Shotaro Ishinomori ou mesmo Kamen Rider Spirits que envolve os 7 riders lendários.  Mas vendo por público, possivelmente ela pode apostar no manga do Kamen Rider Black ou mesmo Metalder.


Como você tem visto essa fase com os tokusatsu clássicos de volta a TV aberta?

Sobre isso, minha opinião é bem delicada sobre. Os tokusatsus só vieram a ter nova chance na TV aberta devido a pandemia que ocasionou espaços vazios na programação da BAND. Não que isso seja ruim, pelo contrário, foi algo ótimo e muito bem-vindo. Assim como vimos graças as coberturas do Bone Lopes na Resistência Tokusatsu e Danilo TokuDoc em seu canal no Youtube, é uma fase repleta de altos pontos de ibope e boa recepção. Graças a essa influência tivemos ótimas notícias, como a Sato Company trazendo Kamen Rider ZI-O para stream e finalmente a dublagem do último episódio de Kamen Rider Black que também irá para stream e que irá passar na TV aberta também, substituindo Jaspion que finalizou no dia 23/08. Minha visão sobre isso é muito positiva e feliz, mas também muito criteriosa e realista, e é aí que entra minha opinião delicada. Enquanto durar a pandemia/quarentena, a BAND continuará passando tokusatsus em sua grade, isso é um fato irrefutável. E seria ótimo se quando acabasse a quarentena e as coisas voltassem ao “normal” mantivessem os tokusatsus, mas acho muito difícil esse cenário ocorrer em uma “normalidade”. Porque digo isso, a TV aberta brasileira é movida a patrocínios, quanto mais patrocínio (dinheiro injetado nela) mais o programa ou quadro permanece. O programa pode ser horrível, ter os mais baixos índices de IBOPE, o quadro pode ser terrível também, mas enquanto tiver dinheiro sendo gerado ele irá permanecer. Aí entramos no universo Tokusatsu que por mais que sejamos adultos e etc, é um universo voltado para crianças, então, seus produtos são brinquedos para crianças, seu patrocínio viria de brinquedos e afins para crianças. Porém, há 10 anos mais ou menos, a CONAR que é uma empresa que controla qualquer propaganda publicitária proibiu divulgação de brinquedos na TV aberta, isso ocasionou em vários programas e quadros infantis acabarem, já que o patrocínio vinha de propagandas de brinquedos e afins. Eu quero muito que a entrada de ZI-O nas streams gere a vinda de brinquedos e com isso o patrocínio para mantê-lo, mas se isso não ocorrer estaremos reféns do que falei anteriormente e no momento que houver “normalidade”, a BAND retirar os tokusatsus e voltar a programação que ela já seguia antes da pandemia. Todos nós sabemos que ela só está passando as séries por já ter elas em seu direito audiovisual, então não custa nada a ela usar os tokusatsus, assim como já fez com Cavaleiros do Zodíaco várias vezes. Mas essa normalidade vai demorar a acontecer, possivelmente veremos sem problemas o fim de Kamen Rider Black até lá. Do fundo do meu coração, torço para que permaneçam as séries na BAND e que com as novidades gere mais e mais itens tokusatsus para todos comprarem, mas meu realismo não me deixa ser tão utópica.


Acha que séries antigas podem causar uma má impressão nas crianças de hoje, sendo que as atuais são muito bem feitas em efeitos especiais e as antigas tem efeitos que para a atualidade se tornam defeitos. Qual é a sua opinião sobre isso?

Não diria uma má impressão, mas estranheza por parte das crianças. Claro, existem casos e casos, não podemos generalizar e dizer que todas as crianças estranhariam, tem crianças que vêem as séries antigas e adoraram, mas falando por porcentagem, a maioria estranha. São duas gerações, duas visões, dois tipos de gostos. Nunca é bom forçar seus gostos em alguém, que dirá, forçar seus gostos em seu filho(a), isso nunca dá certo. Crianças podem até gostar de séries antigas, mas a aceitação maior vai ser com as atuais, isso é um fato. Tanto que se formos ver de um panorama bem abrangente, você sabe e vê mais adultos na casa dos 30/40 anos vendo a programação Tokusatsu na BAND, isso é otimo, eu mesma acompanhei Jaspion nessa quarentena e irei acompanhar Black. Mas realmente, não vejo como defeito as séries antigas, cada coisa a sua geração. Conheço muitas pessoas que vêem as series antigas agora, mas antes viram as novas. É como falei, vai gerar estranheza, pois não é somente efeito visual, mas também até a forma que a história é contada impacta.


O que você achou da iniciativa da Sato Company em convidar o cantor Ricardo Cruz para cantar uma nova versão do tema de abertura de Kamen Rider Black?

Eu achei maravilhoso. Ricardo Cruz é conhecido e reconhecido por todos, além de fazer parte da base que gerou o otaku no Brasil. Eu acompanho há anos o trabalho dele, seja solo pelo youtube ou mesmo na JAM PROJECT e o peso dele cantando é de uma grande importância e renovação também.


Falando em temas de abertura, quais são os seus temas de abertura favoritos?

Música é algo que particularmente gosto e uma boa abertura ou tema sempre me cativam de alguma forma. Minhas favoritas são:

SURPRISE-DRIVE – Mitsuru Matsuoka (Kamen Rider Drive)

Goshowa Kudasai Ware no Na o! – Masaaki Endoh (Ultraman Z)

Abertura e Encerramento de Kaizoku Sentai Gokaiger - Tsuyoshi Matsubara

Abertura e Encerramento de Ressha Sentai ToQger - Daiki Ise

Climax Jump Den-Liner Form – Imagins (Kamen Rider Den-O)

Justiφ's – ISSA (Kamen Rider 555)

Another Daybreak – JxTakanori Nishikawa (Kamen Rider Zero-One)

Saikyo Saikyou Super Stars! - NOB

Journey Through the Decade - GACKT

Qual a sua opinião sobre a falta de investimento em novas séries de tokusatsu na mídia brasileira?  Você acha que com o recente interesse da Band, novas portas podem se abrir para novos heróis de tokusatsu no Brasil?

Isso entra boa parte do que falei na pergunta sobre tokusatsus na TV aberta. Mas, acredito que não exista falta de interesse de investimento, tem quem quer investir, como a Sato Company trazendo Kamen Rider ZI-O e legendando o último episódio de Black. O problema é o retorno financeiro. Você investir em algo que possivelmente nem se pague é como dar um tiro no próprio pé. Além que o fandom tokusatsu é dividido em extremos, tem o lado apegado totalmente a Era Manchete e não aceita nada mais além daquilo, então, eles não gastariam com itens atuais. E tem o que chamarei aqui de Era Virtual, que assiste os atuais, os antigos, gostam de tudo, mas a maioria dessa era ainda são jovens, adolescentes e crianças, não tem o poder aquisitivo de comprar os itens e alimentar. É o que conversei meus amigos que tambem colecionam figures uns dias atrás, os fãs de CDZ hoje em dia gastam e compram tudo que podem porque na época que eram crianças muitos não puderam ter. Isso irá acontecer futuramente com os fãs de Naruto. Naruto é agora o que foi CDZ no passado para muitos de nós, e daqui menos de uma década quem não pode ter as coisas agora irá gastar muito para ter o que não pode ter. Isso acontece com Tokusatsu, em uma escala bem menor, mas acontece e o lado ruim do tokusatsu que todos os itens, figures e afins não são baratos, muitos brinquedos inclusive saem como limitados pois a BANDAI sabe que tem os colecionadores mais velhos. É um cenário caótico se visto do Brasil e dificil de se seguir e ter em lojas aqui. Gostaria muito de um dia tudo isso render e eu puder entrar em uma loja de brinquedos e ver cintos e afins de Kamen Rider para venda, mas é algo muito utópico e consequentemente muito complicado de acontecer.


O que você acha dessa mania dos tokufãs de chamar os outros de viúvas, e o que você prefere, era showa ou era heisei dos Tokusatsu?

“Viúva”… esse é um termo que já entrei no fandom tokusatsu cansada de ouvir. (risos) Antes do fandom tokusatsu, eu fui e faço parte do fandom CDZ. Pense uma palavra eternamente utilizada, é a palavra “viúva”. E no fandom tokusatsu, essa palavra existe com enorme força também, seja a Era Virtual para a Era Manchete ou até mesmo dentro da Era Virtual onde uma série foi tão boa que o fandom daquela série se fecha só ali. O termo “viúva” existe literalmente pela existência de fãs chatos e extremistas que se fecham somente no que gosta, não aceitam nada diferente ou novo e xingam ou desdenham o que é diferente e novo. É o que chamo de uma reação de polos diferentes.

Que pergunta, hein. (risos) Eu gosto da Era Heisei. Eu adoro a Era Showa e a dualidade humano/máquina ou humano/monstro (no caso de Shin) presente constantemente, mas a Era Heisei me impressiona pela forma que se inventou e reinventou nos cenários, causas e problemas. Abordagem de vários tipos de vilões, fraquezas e humanidade, essa sendo para o lado ruim ou bom.


O que fazer para a nossa tokunet ser mais unida?

Ao pé da letra, seria simplesmente o uso das palavras respeito e compreensão. O fandom exclusivo e fechado na Manchete é um fandom problemático ao meu ver. Eles não são a maioria, mas causam problemas. Desde antes de entrar no tokusatsu, eu cheguei a ler e ouvir criticas ao lado Manchete do fandom, mas como não entendia e nem participava ignorava. Quando entrei, passei a lembrar das coisas que li e realmente, é complicado. Pessoal extremista da Manchete não quer saber de coisas novas e sempre que sai algo novo é uma comoção generalizada de críticas e xingamentos. Ai vira uma enorme bola de neve, onde os tokufãs novos vão defender, os extremistas da Manchete não aceitam e assim fica o ciclo vicioso.

Ao meu ver, você amar uma série não é ruim, mas o momento que você passa a atacar ofensivamente outras séries, independente de ser antigo ou novo, isso já fragmenta mais ainda a Tokunet. O pior de tudo que os ataques ofensivos sempre vem do fandom extremista da Manchete e isso gera reações e respostas do fandom mais novo do Tokusatsu. Eu vejo casos de pessoas que adoram Black, Jiraiya, a Era Showa, mas sempre que topa com um fã extremo da Manchete, ataca em igual intensidade. Eu já vi tentarem ignorar, mas também já vi que é difícil ignorar, pois muitos passam dos limites. Ataques pessoais aos mais novos, o famoso caso de ligar para o ator do Metalder, xingar de forma bem baixa as escolhas da Sato Company e por aí vai. É triste, você ver aquele fã extremista da Manchete, com seus claros 40 e poucos anos, que em vez de dar exemplo e mostrar maturidade, xinga os mais novos, xinga as séries, cria situações tristes de se assistir. Eu já me peguei muito estudando as reações do fandom no geral dentro desse aspecto e poderia ir longe falando disso. Mas resumo tudo em uma frase, o fandom tem um lado extremamente polarizado e esse lado é extremamente tóxico, e ninguém mais tem o sangue frio de ficar aguentando muito xingos e ataques gratuitos por simplesmente gostar de algo novo.


Você acha que a nostalgia atrapalha não só no gosto, mas também na convivência dentro do fandom?

Sim. A resposta que dei na pergunta anterior entra totalmente aqui também. É bom ter nostalgia, ter apego a algo que fez parte da sua vida. Mas no momento que isso se torna a engrenagem para imposição de gosto, desrespeito e gerador de eternas brigas, isso deixa de ser bom. Eu tenho apego nostalgico com Power Rangers SPD, mas nunca desconsiderei Dekaranger, tanto que agora estou vendo ele em bluray pela NewZect. Mesma coisa com Saint Seiya que fez parte da minha infância com maior força, nunca desconsiderei ou ataquei pessoas pelas novidades da franquia. 

Existe uma linha tênue no fandom tokusatsu e ela é constantemente atravessada. Que é onde atacam usando seus gostos de base e isso não devia acontecer. Por isso a tokunet é fragmentada em dois polos, a Era Manchete e a Era Virtual.


Recentemente foi anunciado uma versão Japonesa da série americana 24 Horas, envolvendo atores consagrados de seriados tokusatsu, qual é sua expectativa com relação a essa notícia, Haja vista que essa produção, depois de lançado no Japão, será disponibilizado para download, legendado por uma conhecida fansub do Brasil?

Confesso que nunca vi séries policiais japonesas, doramas mesmo eu sou muito seletiva. Mas levando em conta o elenco, fiquei curiosa. E sim pretendo ver quando a NewZect lançar ele legendado.

Para encerrar a nossa entrevista, deixa uma mensagem para a galera que acompanha tokusatsu e o Blog Tokuforce.

Uma mensagem, vamos lá. Respeito acima de tudo é a chave para a boa convivência, quem respeita é respeitado.

Por favor, se cuidem nessa quarentena, lavem as mãos, tomem muita água e se sair, usem máscara.

E quando vocês menos esperarem, estarei por aqui.

Gostaria de agradecer a Sarah Camargo por participado do nosso Papo de Tokufã 

Também quero agradecer aos amigos João Gabriel, Rodrigo Zandonald, Daniel Prado e Milton Pimenta que contribuíram com algumas perguntas para essa entrevista, esse foi o nosso Papo de Tokufã com Sarah Camargo, o que você achou? Deixa nos comentários e compartilhe com os amigos nas redes sociais, até aproxima.

Por: Maycon D'Paula/Kayzou M.D 


Maycon D'Paula

Dono e Criador do Tokureply, Tokunection, TokuArtes, GeekMayc e Beat Fever faço parte do Tokuforce como redador e da Rádio Blast, como DJ, adoro criar minhas próprias fanfics e wallpapers sobre o universo tokusatsu, amo jogar Mega Drive consoles antigos e gosto muito de T.I. facebook twitter instagram linkedin

3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem