Lembra que falei no início sobre conhecer tokusatsu mais pelo
fator conhecimento de cultura que o gênero propriamente dito? Pois bem, já
Power Rangers fez parte da minha infância, Força Animal e SPD eram meus
favoritos. Eu sou inclusive da parcela que considera PR como Tokusatsu sim.
Mas voltando, fora Força Animal e SPD, os demais PRs que foram saindo não me prenderam tanto, tanto que depois de certo tempo nunca mais vi nenhum. Só que ao entrar no fandom tokusatsu, voltei a me atualizar de muita coisa. Entre elas que agora sairá o Dino Fury usando o designer de Ryusoulger e que possivelmente será a última série vinculada a um Super Sentai. PR nesse momento me aponta um alto grau de querer se reinventar, se inovar e se desprender. É uma boa idéia ao meu ver E até onde já li sobre e vi, diferente de Super Sentai que vive em uma eterna montanha russa, a franquia PR se mantém estável e rentável, tanto que o anúncio da linha Lightning Collection foi um BUM para todos, até mesmo para os fãs de Sentai. Espero no momento coisas bem novas e curiosidade também com o que está por vir. Como falei, não acompanho a franquia PR, então abordar sem começar a falar da linha Lightning Collection é complicado para mim. Meu apego nostálgico se estabelece em Força Animal e SPD. (risos)
Kamen Rider Decade é um caso de amor e ódio para mim. (risos)
Decade foi a terceira série rider que vi junto com o Lucas e desde sempre ele
me falava que a série era ruim e problemática. Mas decidimos ver. Realmente, Decade
no mais leve dos elogios é problemático e bagunçado, tinha tudo para ser bom,
mas a TOEI se perdeu e virou uma grande bagunça (que no final foi aparentemente
resolvida em ZI-O). Mas nisso ai, ninguém imaginava que eu sairia de Decade
adorando o Tsukasa e querendo fazer cosplay dele. E no final graças ao filme
Yellow de Den-O e Kamen Rider ZI-O, também estou com cosplay de Daiki para
fazer. É o que costumo falar, Decade não é minha série favorita, mas os
personagens Tsukasa e Daiki são. É tipo Kamen Rider ZI-O, não sou muito fã da
série, mas amo de paixão o Woz.
Agora, sobre realmente minha série favorita, ela é Kamen
Rider Faiz. Para mim, ela é uma das séries rider com mais pé no chão em
tratamento de realidade. A maldade humana, o pré conceito sobre os Orphnochs, a
hipocrisia e desespero do Kusaka, e a busca de um sonho/objetivo do Takumi e
sua dualidade de existência. É uma série que me surpreendeu em muitos aspectos,
além de também ter um dos melhores filmes da franquia que já vi.
Zero-One me surpreendeu muito positivamente. Por já ter visto
algumas séries muito ruins e outras muito boas de Kamen Rider, eu aprendi a ter
uma expectativa baixa para também não sair frustrada. E Zero-One foi um show de
surpresas, confesso que o Arco ZAIA foi bem chato de acompanhar e ainda teve as
quatro semanas de retrospectiva por conta da pandemia (TOEI tinha sido fechada
para limpeza nesse período). Hoje que estou dando essa entrevista vai sair o
último episódio e estou bem ansiosa para o desfecho.
Sobre isso, minha opinião é bem delicada sobre. Os tokusatsus só vieram a ter nova chance na TV aberta devido a pandemia que ocasionou espaços vazios na programação da BAND. Não que isso seja ruim, pelo contrário, foi algo ótimo e muito bem-vindo. Assim como vimos graças as coberturas do Bone Lopes na Resistência Tokusatsu e Danilo TokuDoc em seu canal no Youtube, é uma fase repleta de altos pontos de ibope e boa recepção. Graças a essa influência tivemos ótimas notícias, como a Sato Company trazendo Kamen Rider ZI-O para stream e finalmente a dublagem do último episódio de Kamen Rider Black que também irá para stream e que irá passar na TV aberta também, substituindo Jaspion que finalizou no dia 23/08. Minha visão sobre isso é muito positiva e feliz, mas também muito criteriosa e realista, e é aí que entra minha opinião delicada. Enquanto durar a pandemia/quarentena, a BAND continuará passando tokusatsus em sua grade, isso é um fato irrefutável. E seria ótimo se quando acabasse a quarentena e as coisas voltassem ao “normal” mantivessem os tokusatsus, mas acho muito difícil esse cenário ocorrer em uma “normalidade”. Porque digo isso, a TV aberta brasileira é movida a patrocínios, quanto mais patrocínio (dinheiro injetado nela) mais o programa ou quadro permanece. O programa pode ser horrível, ter os mais baixos índices de IBOPE, o quadro pode ser terrível também, mas enquanto tiver dinheiro sendo gerado ele irá permanecer. Aí entramos no universo Tokusatsu que por mais que sejamos adultos e etc, é um universo voltado para crianças, então, seus produtos são brinquedos para crianças, seu patrocínio viria de brinquedos e afins para crianças. Porém, há 10 anos mais ou menos, a CONAR que é uma empresa que controla qualquer propaganda publicitária proibiu divulgação de brinquedos na TV aberta, isso ocasionou em vários programas e quadros infantis acabarem, já que o patrocínio vinha de propagandas de brinquedos e afins. Eu quero muito que a entrada de ZI-O nas streams gere a vinda de brinquedos e com isso o patrocínio para mantê-lo, mas se isso não ocorrer estaremos reféns do que falei anteriormente e no momento que houver “normalidade”, a BAND retirar os tokusatsus e voltar a programação que ela já seguia antes da pandemia. Todos nós sabemos que ela só está passando as séries por já ter elas em seu direito audiovisual, então não custa nada a ela usar os tokusatsus, assim como já fez com Cavaleiros do Zodíaco várias vezes. Mas essa normalidade vai demorar a acontecer, possivelmente veremos sem problemas o fim de Kamen Rider Black até lá. Do fundo do meu coração, torço para que permaneçam as séries na BAND e que com as novidades gere mais e mais itens tokusatsus para todos comprarem, mas meu realismo não me deixa ser tão utópica.
Não diria uma má impressão, mas estranheza por parte das crianças. Claro, existem casos e casos, não podemos generalizar e dizer que todas as crianças estranhariam, tem crianças que vêem as séries antigas e adoraram, mas falando por porcentagem, a maioria estranha. São duas gerações, duas visões, dois tipos de gostos. Nunca é bom forçar seus gostos em alguém, que dirá, forçar seus gostos em seu filho(a), isso nunca dá certo. Crianças podem até gostar de séries antigas, mas a aceitação maior vai ser com as atuais, isso é um fato. Tanto que se formos ver de um panorama bem abrangente, você sabe e vê mais adultos na casa dos 30/40 anos vendo a programação Tokusatsu na BAND, isso é otimo, eu mesma acompanhei Jaspion nessa quarentena e irei acompanhar Black. Mas realmente, não vejo como defeito as séries antigas, cada coisa a sua geração. Conheço muitas pessoas que vêem as series antigas agora, mas antes viram as novas. É como falei, vai gerar estranheza, pois não é somente efeito visual, mas também até a forma que a história é contada impacta.
Eu achei maravilhoso. Ricardo Cruz é conhecido e reconhecido por todos, além de fazer parte da base que gerou o otaku no Brasil. Eu acompanho há anos o trabalho dele, seja solo pelo youtube ou mesmo na JAM PROJECT e o peso dele cantando é de uma grande importância e renovação também.
Música é algo que particularmente gosto e uma boa abertura ou tema sempre me cativam de alguma forma. Minhas favoritas são:
SURPRISE-DRIVE – Mitsuru Matsuoka (Kamen Rider Drive)
Goshowa Kudasai Ware no Na o! – Masaaki Endoh (Ultraman Z)
Abertura e Encerramento de Kaizoku Sentai Gokaiger - Tsuyoshi
Matsubara
Abertura e Encerramento de Ressha Sentai ToQger - Daiki Ise
Climax Jump
Den-Liner Form – Imagins (Kamen Rider Den-O)
Justiφ's – ISSA (Kamen Rider 555)
Another
Daybreak – JxTakanori Nishikawa (Kamen Rider Zero-One)
Saikyo
Saikyou Super Stars! - NOB
Journey Through the Decade - GACKT
Isso entra boa parte do que falei na pergunta sobre tokusatsus na TV aberta. Mas, acredito que não exista falta de interesse de investimento, tem quem quer investir, como a Sato Company trazendo Kamen Rider ZI-O e legendando o último episódio de Black. O problema é o retorno financeiro. Você investir em algo que possivelmente nem se pague é como dar um tiro no próprio pé. Além que o fandom tokusatsu é dividido em extremos, tem o lado apegado totalmente a Era Manchete e não aceita nada mais além daquilo, então, eles não gastariam com itens atuais. E tem o que chamarei aqui de Era Virtual, que assiste os atuais, os antigos, gostam de tudo, mas a maioria dessa era ainda são jovens, adolescentes e crianças, não tem o poder aquisitivo de comprar os itens e alimentar. É o que conversei meus amigos que tambem colecionam figures uns dias atrás, os fãs de CDZ hoje em dia gastam e compram tudo que podem porque na época que eram crianças muitos não puderam ter. Isso irá acontecer futuramente com os fãs de Naruto. Naruto é agora o que foi CDZ no passado para muitos de nós, e daqui menos de uma década quem não pode ter as coisas agora irá gastar muito para ter o que não pode ter. Isso acontece com Tokusatsu, em uma escala bem menor, mas acontece e o lado ruim do tokusatsu que todos os itens, figures e afins não são baratos, muitos brinquedos inclusive saem como limitados pois a BANDAI sabe que tem os colecionadores mais velhos. É um cenário caótico se visto do Brasil e dificil de se seguir e ter em lojas aqui. Gostaria muito de um dia tudo isso render e eu puder entrar em uma loja de brinquedos e ver cintos e afins de Kamen Rider para venda, mas é algo muito utópico e consequentemente muito complicado de acontecer.
“Viúva”… esse é um termo que já entrei no fandom tokusatsu cansada de ouvir. (risos) Antes do fandom tokusatsu, eu fui e faço parte do fandom CDZ. Pense uma palavra eternamente utilizada, é a palavra “viúva”. E no fandom tokusatsu, essa palavra existe com enorme força também, seja a Era Virtual para a Era Manchete ou até mesmo dentro da Era Virtual onde uma série foi tão boa que o fandom daquela série se fecha só ali. O termo “viúva” existe literalmente pela existência de fãs chatos e extremistas que se fecham somente no que gosta, não aceitam nada diferente ou novo e xingam ou desdenham o que é diferente e novo. É o que chamo de uma reação de polos diferentes.
Que pergunta, hein. (risos) Eu gosto da Era Heisei. Eu adoro a Era Showa e a dualidade humano/máquina ou humano/monstro (no caso de Shin) presente constantemente, mas a Era Heisei me impressiona pela forma que se inventou e reinventou nos cenários, causas e problemas. Abordagem de vários tipos de vilões, fraquezas e humanidade, essa sendo para o lado ruim ou bom.Ao pé da letra, seria simplesmente o uso das palavras
respeito e compreensão. O fandom exclusivo e fechado na Manchete é um fandom
problemático ao meu ver. Eles não são a maioria, mas causam problemas. Desde
antes de entrar no tokusatsu, eu cheguei a ler e ouvir criticas ao lado
Manchete do fandom, mas como não entendia e nem participava ignorava. Quando
entrei, passei a lembrar das coisas que li e realmente, é complicado. Pessoal
extremista da Manchete não quer saber de coisas novas e sempre que sai algo
novo é uma comoção generalizada de críticas e xingamentos. Ai vira uma enorme
bola de neve, onde os tokufãs novos vão defender, os extremistas da Manchete
não aceitam e assim fica o ciclo vicioso.
Ao meu ver, você amar uma série não é ruim, mas o momento que você passa a atacar ofensivamente outras séries, independente de ser antigo ou novo, isso já fragmenta mais ainda a Tokunet. O pior de tudo que os ataques ofensivos sempre vem do fandom extremista da Manchete e isso gera reações e respostas do fandom mais novo do Tokusatsu. Eu vejo casos de pessoas que adoram Black, Jiraiya, a Era Showa, mas sempre que topa com um fã extremo da Manchete, ataca em igual intensidade. Eu já vi tentarem ignorar, mas também já vi que é difícil ignorar, pois muitos passam dos limites. Ataques pessoais aos mais novos, o famoso caso de ligar para o ator do Metalder, xingar de forma bem baixa as escolhas da Sato Company e por aí vai. É triste, você ver aquele fã extremista da Manchete, com seus claros 40 e poucos anos, que em vez de dar exemplo e mostrar maturidade, xinga os mais novos, xinga as séries, cria situações tristes de se assistir. Eu já me peguei muito estudando as reações do fandom no geral dentro desse aspecto e poderia ir longe falando disso. Mas resumo tudo em uma frase, o fandom tem um lado extremamente polarizado e esse lado é extremamente tóxico, e ninguém mais tem o sangue frio de ficar aguentando muito xingos e ataques gratuitos por simplesmente gostar de algo novo.
Sim. A resposta que dei na pergunta anterior entra totalmente
aqui também. É bom ter nostalgia, ter apego a algo que fez parte da sua vida.
Mas no momento que isso se torna a engrenagem para imposição de gosto,
desrespeito e gerador de eternas brigas, isso deixa de ser bom. Eu tenho apego
nostalgico com Power Rangers SPD, mas nunca desconsiderei Dekaranger, tanto que
agora estou vendo ele em bluray pela NewZect. Mesma coisa com Saint Seiya que
fez parte da minha infância com maior força, nunca desconsiderei ou ataquei
pessoas pelas novidades da franquia.
Existe uma linha tênue no fandom tokusatsu e ela é constantemente atravessada. Que é onde atacam usando seus gostos de base e isso não devia acontecer. Por isso a tokunet é fragmentada em dois polos, a Era Manchete e a Era Virtual.
Confesso que nunca vi séries policiais japonesas, doramas mesmo eu sou muito seletiva. Mas levando em conta o elenco, fiquei curiosa. E sim pretendo ver quando a NewZect lançar ele legendado.
Uma mensagem, vamos lá. Respeito acima de tudo é a chave para
a boa convivência, quem respeita é respeitado.
Por favor, se cuidem nessa quarentena, lavem as mãos, tomem
muita água e se sair, usem máscara.
E quando vocês menos esperarem, estarei por aqui.
Sarinha... Deusa! Ótima entrevista.
ResponderExcluirNa hora do "viúva" eu já senti o monstro saindo :D
ResponderExcluirOmetedou sarah
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