Trending

Papo de Tokufã: Com Fernando Silva Araújo

Se tem um quadro que toda galerinha toku adora no blog Tokuforce é o Papo de Tokufã! Já virou marca registrada por aqui; e é com muita alegria que começamos a temporada 2020 de entrevistas com o pé direito. O legado do PAPO DE TOKUFÃ é isso;dar voz ao Tokufã e agrega-lo ainda mais ao ao mundo tokusatsu. Hoje o Papo vai entrevistar um conterrâneo aqui de Belém do Pará, o Tokufã Fernando Silva Araújo um dos membros da instituição cultural Animazon. Esta por sua vez promove eventos ligados a cultura Pop Japonesa aqui em Belém.  Ao final dessa entrevista deixaremos o link sobre a matéria que fizemos sobre o Animazon, fique ligado!
Então vamos para a ação no papo de Tokufã de hoje.

"A derrota do King Flash em Flashman, até hoje quando eu vejo, bate um aperto no coração." (Fernando Silva Araújo)

Como começou o seu envolvimento com a cultura Pop Japonesa?
Eu fico um pouco na dúvida no meu passado ter assistido primeiro Cavaleiros, Flashman, Jaspion, mas foi um desses três. Sempre através de VHS que alugava nos finais de semana.
Entre as diversas produções japonesas qual é a que marcou sua vida e porque?
Mais uma pergunta complicada que mexe com meus sentimentos. Hahahaha! Mas Dragon Ball até hoje ainda enche os meus olhos.
Não somos o Kamen Rider W mas... conte-nos os seus crimes(risos), como começou o Animazon?
Eu entrei em 2008 no Animazon, mas ele existe desde 2003. Ele surgiu através de um grupo de amigos que tinham gostos em comum, que no caso era a cultura japonesa. Através dessa troca de experiência, se organizaram e com base em eventos que aconteciam em SP resolveram compartilhar mostrando para outras pessoas essa cultura pop.
Ainda sobre o Animazon, o estado do Pará ama tokusatsu, porém é carente de eventos ligados ao gênero; Com o pioneirismo do Animazon já podemos ver uma mudança nesse cenário?
Entre os mais velhos(eu me incluo neles), vejo uma grande mudança, a uma grande troca de nostalgia. Porém não vejo tanta força vindo das novas gerações, isso me preocupa um pouco, mas vejo que podemos mudar isso.
Quais festivais de cultura Pop Japonesa você já participou fora do Pará?
(Fernando no Anime Xtreme ao lado do cantor Ricardo Cruz)
(BGS 2016 com a galera do Podcast 99vidas. Jurandir Filho e Evandro de Freitas.)
Meu primeiro evento fora do Pará foi o SANA em 2013, fui tambem no AnimeXtreme em 2015 e a BGS em SP no ano de 2016
( Fernando no Sana Fest)
Depois de um bom tempo sem indicações na franquia Ranger, Power Rangers Beast Morphers é indicado ao Kids Choice Awards 2020, está série sobre domínio da Hasbro. Qual é a sua análise sobre essa boa fase da franquia?
Eu sempre torço para o bem de Power Rangers, pois foi o que manteve com os olhos brilhando no mundo dos Super Sentai, em um período que não passava nada na TV aberta.
Vou confessar que ainda não vi Go-Busters e ainda não tive tempo para assistir Beast Morphers, porém as críticas são muito boas, assim que possível vou assistir e tomar um partido sobre isso.
Kamem Rider Zero One, Kirameiger e Ultraman Taiga o que você tem acompanhado sobre cada uma dessas séries?
Eu estou muito animado com Kamem Rider Zero One, a historia teve um começo fantastico, espero que termine bem, mas como nem tudo são flores, não gostei tanto do protagonista ser tão caricato, gosto sim da parte que ele fica serio, mas… a forma caricata dele, derruba. Agora sobre o Kirameiger. Eu ainda não vi, só vi as imagens que foram divulgadas na internet, espero que ele seja muito bom, e diferente de Ryusoulger vai ter um começo mais tranquilo na parte de produção.
Como você analisa a exibição dos Clássicos e as muitas novidades que recentemente estrearam na Amazon Prime Vídeo?
(Kamem Rider Amazons e Garo exibidos pela Prime Vídeo)
Eu não tenho Amazon Prime Video, porém vejo com bons olhos como essas empresas estão vendo o mercado crescente de series Tokusatsu.
Em 2019, muitas novidades foram reveladas sobre o Mangá do Jaspion assim o seu futuro filme Brasileiro que será produzido pela Sato Company. A JBC fez uma palestra na Japan House em São Paulo onde deu detalhes do mangá intitulado ''O Regresso de Jaspion''. E na CCXP veio ao Brasil a armadura original do herói. Qual é a sua expectativa quanto ao projeto do filme do Jaspion?
Rapaz… Eu torço para que de tudo certo. Porém fico com o pé meio atrás sabe, vai ser um alto investimento para um nicho que consome, mas não consome tanto.
 Qual seria o seu TOP 5 de Heróis Tokusatsu, conforme a personalidade do fã Fernando Silva Araújo?
5- Flashman
4- Kamen Rider Kabuto (Foi ele que me fez voltar a assistir as series Tokusatsu lá em 2006)
 3- Jaspion
 2- Shinkenger
 1- Gokaiger
Qual série ou filme tokusatsu já te fez emocionar-se devido à alguma cena marcante? 
A derrota do King Flash em Flashman, até hoje quando eu vejo, bate um aperto no coração.
Qual a sua franquia preferida e porque?
(Gokaiger foi aquipe que comemorou os 35 anos da franquia Super Sentai em 2011)

 Super Sentai. Em especial Gokaiger, por ser a celebração dos Super Sentai, toda vez que saia um episodio novo, eu ficava ansioso para saber qual seria a franquia que eles iriam homenagear.
Você possui figures de tokusatsu? Se sim quais?
Não tenho nenhuma, e se eu fosse ter, queria uma do Kabuto apontado para o céu.
Deixe sua mensagem para o blog tokuforce e seus leitores.
Primeiramente, obrigado pelo espaço para falar desse tipo de entretenimento que gostamos tanto. E a mensagem que eu deixo é… não deixe o espírito do Tokusatsu morrer aqui no Brasil.
E esse foi o nosso PAPO DE TOKUFÃ de hoje! Gostou? O próximo pode ser você amigo tokufã!
Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

1 Comentários

  1. Cara veio. Ficou muito bacana! Desejo tudo de bom para você e seu blog e também para os Tokusatsu! Hahahahaha

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem