Trending

VOCÊ SABE COMO COMEÇOU O DIA DO TOKUSATSU?

Há exatos 8 anos nascia no Brasil o Movimento Dia do Tokusatsu. 
Lançada em 2013, a data foi idealizada pelo site Mega Hero com o intuito de promover esse segmento da forte Cultura Pop Japonesa por todo o Brasil. 
( Enquete que deu origem ao dia do Tokusatsu em 2012.)

O objetivo principal do dia do Tokusatsu é simplesmente celebrar esse gênero que sempre esteve e sempre estará presente por muitos anos na vida do Tokufã Brasileiro. O dia 03 de novembro foi escolhido por ser a data de  lançamento do primeiro filme do Rei dos Monstros, o Godzilla em 1954, considerado o precursor do gênero tokusatsu.
 Foi por meio de uma enquete feita pelo site Mega Hero no ano de 2012 que a data foi aceita e abraçada por muitos fãs de tokusatsu no Brasil, onde a franquia Super Sentai foi o primeiro tema escolhido em 2013.
Outra coisa legal que o dia do Tokusatsu vem ganhando a cada ano é a iniciativa por parte dos fãs e de sites renomados  na internet, em promover eventos, encontros e comemorações. Muitos destes sem fins lucrativos, porém com o intuito de trazer para o Fandom novos fãs de tokusatsu, além de uma forma de confraternizar com o maior número possíveis de fãs e amigos.
Vale a pena ressaltar que o dia do Tokusatsu leva como seu maior legado, a difusão  três virtudes básicas: Amizade, Respeito e União. Aprendizados que os seriados sempre nós proporcionaram grandes ensinamentos durante cada aventura dos nossos heróis japoneses.
( Tokufã Rodrigo Zandonald comemorando o dia do Tokusatsu)

Mesmo não sendo um projeto oficial no Japão ou aqui no Brasil, apoiamos a data por que são iniciativas como essa que fazem as coisas acontecerem e se espalharem, como o também valorizado dia do "Cosplay", por exemplo, começou bem pequeno e depois se expandiu e hoje também é uma data importante. Para os que já participam é um dia em que podemos demonstrar a nossa paixão pelo tokusatsu, do nosso jeito, de modo único. O projeto é feito por fãs e somente para ama o gênero em nosso país.  É uma forma de levantar a bandeira do Tokusatsu e difundir essa cultura. Hoje temos a facilidade das redes sociais e se bastante gente participar, o impacto  continuará crescendo a cada ano. 
VOCÊ SABIA QUE EM 2013 1.500 PESSOAS APOIARAM O DIA DO TOKUSATSU?
É verdade. Na época o pequeno projeto deu um salto tão grande que não levou muito tempo para cair na graça do nicho de tokusatsu no Brasil.  A galera vestiu a camisa consagrando a data até hoje.  Não temos  números atualizados sobre o movimento, mas acreditamos que ela já tenha alcançado vôos mais altos do que no ano de lançamento. 
O Tokuforce tem a honra de ser um dos primeiros apoiadores do dia do Tokusatsu e desejamos ao gênero e a todos os nossos amigos Tokufãs um feliz dia do Tokusatsu!

SE TEM TOKUSATSU TEM TOKUFORCE!
Compartilhe esse artigo em suas redes sociais. 

Agradecimentos: Renato Sanders, Rodrigo Zandonald, Daniel Ventura e Guigo. 

1 Comentários

  1. Texto incrível. Um dia que precisa ser comemorado e que traz muita nostalgia para a galera que assistiu os tokus dos anos 80 e 90, algo que pode trazer esse povo para curtir as séries atuais e conhecer mais do glamuroso universo Tokusatsu.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem