Trending

ESPECIAL KAMEN RIDER 50 ANOS

Em 03 de Abril de 1971, há exatamente cinco Décadas, marcou o início da primeira aparição do Kamen Rider original lutando pela humanidade.
Se houvesse uma calçada da fama,  com certeza um dos nomes que estariam figurando por lá seria Shotaro Ishinomori, o criador do Kamen Rider. 

Ele foi um dos criadores mais fantásticos da sua geração. Shotaro começou como assistente de Osamu Tezuka, anos depois,  alçou carreira solo criando personagens como Cyborg 009, Kikaider,  Machine Man,  Bycrosser, Patrine e o mais emblemático de todos: Kamen Rider. 
Aqui no Brasil a maioria dos fãs teve um contato especial com Kamen Rider , em especial, Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX, mas a verdade é que esses clássicos heróis japoneses não foram os motoqueiros mascarados pioneiros da franquia. Na verdade, a história do Kamen Rider começou há muito mais tempo, lá nos anos 70.
Nesta época Shotaro Ishinomori já era considerado e respeitado  com várias produções e adaptações para TV Japonesa. E isso fez com que fosse novamente procurado por um canal de televisão que estava em busca de um novo herói para ser atração da programação na época.  Foi então que Shotaro criou Skull Man, personagem envolto em uma história macabra sobre um assassino misterioso,  com a capacidade de se transformar em várias criaturas.  Este enredo não agradou o canal televisivo, e pediu mudanças drásticas no personagem.  Isso fez com que Ishinomori criasse um personagem totalmente novo. 
Assim surgia no Japão em 03 de Abril de 1971, produzido pela Toei Company o grande Motoqueiro Mascarado da História: O Kamen Rider. Um ciborgue criado por uma organização secreta criminosa para auxiliá-los a conquistar a terra, mas para o azar dos mesmos,  ele se rebela contra eles passando a usar seus poderes em prol da liberdade da humanidade.
Estrelando no papel principal do estudante Hongo Takeshi, Kamen Rider Ichigo, estava o ator e artista marcial Hiroshi Fujioka, um dos atores mais respeitados e prestigiados no Japão. Termos como "Rider Kick" conhecidos atualmente tiveram início com o primeiro Kamen Rider, pois em seu arsenal, este é o golpe mais poderoso do  justiceiro mascarado na trama ao derrotar os monstros do dia , geralmente explodiam após serem alvejados por esse chute. 
Kamen Rider fez tanto sucesso que rompeu fronteiras,  ganhando um mangá elaborado por Ishinomori em 1972, além de filmes para o cinema, uma vasta linha de brinquedos e grandes sequências. Esse status fez com que Kamen Rider se tornasse uma franquia no gênero Tokusatsu.
ERA SHOWA
Terminanados os 98 episódios de Kamen Rider,  tanto a Toei quanto Shotaro Ishinomori não queriam parar por aí. E a partir desse momento, surgiu a primeira (de muitas) sequências da série, sempre mostrando um novo herói, uma nova motocicleta e grandes  inimigos a serem derrotados.  Começando assim a era Showa que conhecemos hoje. Ela é composta pelos heróis: Kamen Rider Ichigo,  Kamen Rider Nigo, Kamen Rider V3, Riderman, Kamen Rider X, Kamen Rider Amazon, Kamen Rider Stronger, Kamen Rider Skyrider, Kamen Rider Super-1, Kamen Rider ZX, Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX,  Kamen Rider ZO, Kamen Rider J e Kamen Rider Shin .
A ERA HEISEI 
Ao fim de Kamen Rider Black RX,  a Franquia entrou em um grande hiato durante dez anos.  O que finalmente ocorreu em 2000 com um novo herói para um futuro promissor: Kamen Rider Kuuga. Uma característica dessa era fica por conta dos heróis deixarem de ser sempre ciborgues para terem uma origem mais diferenciada,distinta, mística e tecnológica. O império do Mal daria lugar para raças  de monstros misteriosos.  O suspense viria a ser mais presente a cada nova série. Esta era é composta pelos heróis: Kamen Rider Kuuga, Kamen Rider Agito,  Kamen Rider Ryuki, Kamen Rider 555, Kamen Rider Blade, Kamen Rider Hibiki, Kamen Rider Kabuto, Kamen Rider Den-O, Kamen Rider Kiva, Kamen Rider Decade, Kamen Rider W, Kamen Rider OOO, Kamen Rider Fourze, Kamen Rider Wizard, Kamen Rider Gaim, Kamen Rider Drive, Kamen Rider Ghost, Kamen Rider Ex-Aid,  Kamen Rider Build e Kamen Rider Zi-O. Nesta lista podemos incluir Kamen Rider The First a Kamen Rider Amazons. 
A ERA REIWA 
Esta era é a que vigora no momento, tem como representante o herói Kamen Rider Zero- One, que fez muito sucesso, trazendo muitas referências do primeiro Kamen Rider. Até o momento ela é composta pelos heróis: Kamen Rider Zero-One e Kamen Rider Saber. Podemos incluir o recém anunciado Kamen Rider Black Sun. 
O LEGADO SEGUNDO OS FÃS 
A cada aparição do primeiro Kamen Rider, assim como os demais Riders, nos filmes podemos sentir a importância da mensagem de aprendizado deixada por eles como superar os desafios e continuar nossa jornada com coragem. 
Segundo o Amigo Diego Pontes (Henshin Gattai e Resistência Tokusatsu) diz que:
"Ichigo o primeiro Kamen Rider é um herói que transcende a Era Showa ao encontrar os riders das eras seguintes com sabedoria e mente aberta sem perder a sua essência oriunda do ano de 197 ! A franquia que hoje completa 50 anos ! Está na sua terceira era ( Reiwa ) que a exemplo das eras antecessoras (Showa e Heisei) vai nos proporcionar paz , harmonia e muito Henshin de emoções impactantes como um Rider Kick."
OTokufã Anderson Carneiro de Melo diz que: "A importância de Kamen Rider é muito grande. Desde de criança venho  acompanhando e a minha primeira série foi Kamer Rider Ryuki e me fez ver que no mundo do entretenimento não podia faltar o Kamer Rider."
A galera do Somos Tokufans diz o seguinte:
"Kamen Rider significa a retomada do carinho e atenção com as novas séries. Graças aos Kamen Rider, principalmente o Decade, voltei a acompanhar os Tokusatsu novos. Graças a ele, pude romper a barreira da Rede Manchete."

Para Todos os Fãs de Kamen Rider é tempo de celebrar a grande história de um dos heróis mais fantásticos do Japão e porque não, de uma franquia totalmente rica em todos os sentidos.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem